quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Vítima de ataque filmado em Londres é identificada



Mohd Asyraf Raziq Rosli, de 20 anos, é um dos 13,6 mil malaios que estudam atualmente em Londres. Muçulmano, Raziq deixou sua casa na última segunda-feira para comprar a comida que quebraria seu jejum do Ramadã quando foi atacado por um dos grupos de saqueadores que tornaram a capital britânica um caos nos últimos dias. Seus colegas conseguiram fugir, mas Raziq foi espancado. Caído no chão, o estudante foi cercado por um grupo de pessoas que, aparentemente, iriam ajudá-lo. Ao se levantar, ainda tentando entender o que havia ocorrido, Raziq foi roubado por essas mesmas pessoas. As cenas deploráveis, gravadas em vídeo, ganharam o mundo pelo YouTube e foram destacadas na terça-feira peloBombou na Web. Somente nesta quarta-feira Raziq foi identificado.
Segundo o jornal The Star, da Malásia, Raziq foi reconhecido por um dirigente do partido UMNO, que por meio de um clube baseado em Londres, que leva o mesmo nome da sigla, cuida dos interesses de malaios no Reino Unido. Segundo ele, o garoto está sendo tratado no Hospital Royal London e terá que passar por uma cirurgia na mandíbula. O jornal ouviu também a mãe de Raziq.
A mãe, Maznah Abu Mansor, de 47 anos, disse que foi informada pela [agência do governo] Mara sobre o ataque contra seu filho. “No início eu estava muito preocupada, mas estou contente por ele estar bem. No entanto, não consegui falar com ele por causa dos ferimentos”, disse. Ela acrescentou que iria pedir à Mara apoio financeiro para visitar seu filho.
O jornal The Guardian, do Reino Unido, conta que amigos de Raziq divulgaram pela internet a foto abaixo e um vídeo do estudante se recuperando.
Confira abaixo o vídeo do ataque a Raziq, que causou indignação:
José Antonio Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário